terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Eu e os Outros: o vermelho


O Vermelho

Nunca vos aconteceu, ao observarem determinadas pessoas, perceberem que elas emitem uma determinada luz e que esta está impregnada por uma côr ou por um tom específico e predominante?

Não? Então explico melhor esta ideia. 
 

Vivo, tal como quase toda a gente, rodeada por várias pessoas que no meu quotidiano desempenham diferentes papeis, e que de alguma forma contribuem, em maior ou em menor grau, para o meu equilíbrio e bem estar. Porém, algumas há que têm o condão especial de nos marcar, de nos influenciar, e até de nos mudar, de uma forma que muitas vezes só é percebida à posteriori.

Quando penso nelas, percebo que não importa tanto assim a duração do relacionamento estabelecido, mas sobretudo a intensidade do mesmo.
Essas pessoas que deixam ou deixaram uma marca indelével na minha vida, são lidas através dessa côr predominante por mim percebida. Óbviamente esta minha avaliação é uma leitura subjectiva do outro, e a intenção, não é qualificá-las como melhores ou piores umas em relacção às outras. A descodificação do outro pela côr, só me ajuda, no fundo, a perceber-me melhor.

Nesta lógica muito própria, há "pessoas vermelhas", "pessoas azuis", "pessoas douradas" e até "pessoas beges", e a cada uma corresponde, uma propriedade de carácter: umas são "encandeantes"; outras são "iluminadas"; outras são "luminosas" e ainda há as que são, supostamente, "apagadinhas".     

Hoje, destaco as "pessoas vermelhas" pela força que a sua presença exerce na minha vida, e porque aparentemente as atraio!. No rol das minhas relacões mais próximas são predominantes e incontornáveis pela influência que sobre mim exercem, e representam o extremo desta minha escala de cores.

Estas "pessoas vermelhas" são donas de uma personalidade fortíssima, têm uma natureza dominadora e delas emana uma luz intensa, de tal forma, que quando estão presentes numa sala ofuscam todas as outras. De convicções inabaláveis e vontade férrea, acreditam que as suas razões devem, evidentemente, prevalecer, e sobrepor-se às dos outros.

Prescientes e muito inteligentes, são quase sempre voluntariosas, dinâmicas e extremamente criativas. São pessoas que fazem as coisas acontecer, empurram o mundo com a força da sua vontade e mudam-no, porque ousam o impensavel. Lutam sem descanso por aquilo em que acreditam, e têm a desarmante capacidade de transformar a adversidade em oportunidades.

Normalmente são líderes e "comerciais de gabarito", porque senhoras de um imenso poder de convencimento e de sedução. Conscientes disso mesmo, usam a sua luz ofuscante para atrair os incautos que se deixam "enfeitiçar" pelo tremendo sex-appeal que emana desse perfume inebriante que o poder confere!

Tudo nelas parece acontecer com facilidade, como que por magia. Óbviamente estas pessoas são "encandeantes"!

Mas nem tudo são vantagens nesta côr! As pessoas vermelhas são normalmente muito absorventes, fruto da constante necessidade de protagonismo, de terem que ser sempre as raínhas da festa, e como adoram ouvir-se, quando falam, mais ninguém pode falar. Têm a sensibilidade à flôr da pele, e quando postas em causa, fervem em pouca água, dando azo a pequenos conflitos porque, sob pressão, dizem o que lhes dá na telha, sem medirem as consequências. Depois arrependem-se, mas já o caldo entornou!

São muito pouco pacientes para com "os menos dotados criativamente", e quando "chefes", saiem-se com pequenas pérolas como esta, "não te pago para pensares, mas sim para executares..."

São pessoas fabulosas, positivas, transbordantes de vida, que admiro e adoro, mas confesso, que muitas vezes, a sua constante agitação é enervante, e estar muito tempo perto delas é extenuante!

Há que fazer pausas nestes relacionamentos para que possam ser duradouros. Se o convívio com elas tiver que ser diário, a atitude mais inteligente, e quantas vezes a única solução, reside em relativizar a importância das suas opiniões, atitudes e decisões, minimizando assim o impacto das mesmas.
Be cool to be happy!

3 comentários:

  1. Gostei do texto e do estilo com que está escrito ... também sinto cor nas pessoas ... no entanto ....
    "lo que passa és que cuando no me gusta, me acuerdo siempre que el color no existe objetivamente.
    El color que percibimos depende de cosas como las palabras de que disponemos en nuestro lenguaje para describirlos, de los "otros colores" que lo rodean y lo que el cerebro espera ver.El color se considera normalmente como una propiedad de la luz ... y la luz depende de nosotros, de ti..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias por su comentario tan franco, Senõr Fausto Neves. Quê hablas muy bien lo Castellano, como un verdadero chico espanol!
      Hasta pronto!

      Eliminar
  2. Bom, este texto dá que pensar! Só soube que as pessoas têm côr na comunidade Reiki. Não me parece que faças. Eu diria que nasceste com um Dom. Não é muito habitual ler coisas assim. Acredito plenamente no que escreves. Só te digo para te rodeares das pessoas que te querem bem.

    ResponderEliminar