sexta-feira, 26 de novembro de 2021

TINA - Never surrender!

 


"I'm still here. Good came out of bad, joy came out of paine and I've never been so completely happy as I am today."

Anna Mae Bullock diz-vos alguma coisa? 
Pois, é Tina Turner, "The Queen of Rock & Roll"!

Nascida nos EUA a 26 de novembro de 1939, no estado de Tennessee, Tina acabou de celebrar 82 anos, uma provecta idade que contem todo o peso de uma vida vivida nos extremos: do muito mau ao muito bom, em tudo!

Com uma carreira artística verdadeiramente eclética, destacou-se como cantora, compositora, dançarina, actriz e produtora de alguns dos seus próprios espectáculos. Não é de estranhar, portanto, que tenha sido - ainda é - a musa inspiradora de muita gente, e não apenas pelas suas competências artísticas. 

Ao longo da sua carreira de 50 anos, cantou com muitos dos maiores músicos de R&B - Mick Jagger, Bryan Adams, Eric Clapton, David Bowie, Eros Ramazzotti, Elton John e Cher, entre tantos outros. Esteve inúmeras vezes no Top One de vendas dos EUA e da Europa, vendeu mais de 20 milhões de discos de quase todos os grandes temas que compôs, fez incontáveis tournés e ganhou todos os prémios que havia para ganhar, várias vezes.

É respeitada pelos seus pares do agreste mundo do showbizz (para ser simpática), e admirada fora dele pela sua enorme coragem, resiliência e combatividade perante os incontáveis momentos de sofrimento físico e moral que marcaram a sua vida, desde criança até aos dias de hoje.

Tina, a "mulher furacão", nunca se rendeu! 

No que me toca, há uma palavra que a define: Superação
Continuo a ouvir com imenso prazer a sua voz inconfundível em inúmeras canções que compôs e que foram super êxitos. Surpreende-me, sempre, vê-la nas actuações ao vivo, exuberante, plena de energia contagiante, sempre a dançar, aguentando até ao fim, com mais de 70 anos, espectáculos de quase duas horas.

Teve uma vida extraordinária em todos os sentidos e uma capacidade de se reinventar difícil de igualar. 

Despois de ter visto estrear um espectáculo na Broadway sobre a sua vida em 2019, despediu-se do público este ano, através do documentário que gravou para a HBO - Tina - lançado em Março deste ano. 

"I'm a girl from a cotton field that pulled myself above the destruction and the mistakes...".




1 comentário:

  1. Superação! Acho um bom titulo para atribuir à Hot Legs! Tinha um marido que a espancava mas conseguiu divorciar-se dele e seguir com a sua vida!

    ResponderEliminar